Conheça o Delibera

Bem-vindo a plataforma de debate do fiocruz.redelivre.org.br

Saiba mais

Voltar à pautas

SUS

Prazo encerrado

A Fiocruz, em sua condição de instituição pública estratégica para a saúde, é agente da dinâmica do desenvolvimento do Estado brasileiro e assim se apresenta ao governo e à sociedade. A condição de instituição estratégica de Estado para a saúde sintetiza e embasa as orientações políticas para a Fiocruz, sendo referência para seu planejamento, sua inserção no Estado e seus compromissos com a sociedade.

Desenvolver a dimensão estratégica de Estado para a saúde, na esfera nacional e internacional, é realizar plenamente o projeto histórico da Fiocruz. A instituição foi protagonista e indutora de políticas governamentais e de Estado desde a sua criação, com as campanhas de saneamento e as reformas da capital nos primórdios da República e com o enfrentamento, nas décadas seguintes, do desafio de estender a ação do Estado e os benefícios da saúde, ciência e tecnologia ao vasto mundo de populações e territórios isolados, de etnias e culturas marginalizadas, denominadas então como os “sertões” do Brasil. Da mesma forma, no período contemporâneo, quando a redemocratização do país trouxe a saúde em primeiro plano graças ao Movimento da Reforma Sanitária, tornou-se relevante ator da construção democrática e consagrou na nova Constituição de 1988 o princípio da saúde como direito de todos e dever do Estado e os fundamentos do Sistema Único de Saúde.

A Fiocruz tem em todas as suas frentes de atuação um papel diferenciado e estratégico, a começar pelo mais amplo, o de contribuir para a formulação de políticas públicas em saúde, ciência e tecnologia e inovação. 

Resolução da Pauta

Deixe uma resposta

7 + 2 =


Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.